Limão de dedo é o tipo mais interessante e bonito de cítrico - veja por que você deve experimentá-lo

Quando abertos, os frutos atarracados revelam 'caviar' cítrico rosa, perolado ou verde no interior.

DeMarie ViljoenAnúncio de 16 de março de 2021 Salve  Mais Limão de dedo na tigela Limão de dedo na tigelaCrédito: Getty Images / bhofack2

O mundo dos cítricos de repente ficou muito interessante: o limão-galego chegou, cascateando em ondas peroladas nas redes sociais. Também conhecidas como limas de caviar, essas frutas incomuns se parecem com dedos atarracados ou bananas verdes diminutas (sim, elas também são chamadas de limas de banana!). Corte uma lima madura e ela derramará vesículas de suco perfeitamente redondas que parecem caviar opalescente. Caviar de limão.

Relacionado: O que é uma pera espinhosa?

De onde vêm as limas de dedo e como chegaram aqui?

Citrus australasica é o binômio botânico para cal-dedo, e o nome da espécie conta uma história: Austrália. Essas frutas intrigantes e fotogênicas são nativas dos estados subtropicais do leste da Austrália. Na selva, as árvores com folhas pequenas e espinhosas crescem no que é conhecido como sub-bosque da floresta tropical, o reino de sombra salpicada sob as árvores mais altas. Uma comida tradicional dos aborígenes australianos, o limão foi popularizado como bush tucker, comida nativa forrageada exótica para paladares urbanos pagantes. A demanda pela hipnotizante rosa cítrica e o cultivo comercial começaram a abastecer um crescente mercado internacional. Agricultores californianos começaram a vender limão no final do ano, e os excêntricos cítricos decolaram aqui nos EUA.

Qual é o gosto do limão?

Dezenas de cultivares diferentes significam que limas de dedo variam em tamanho e cor, revelando contas de rosa profundo, rosa pálido, pérola ou verde vivo. A textura de suas vesículas redondas é mais firme do que o caviar real, com um estalo agradável quando você as morde. O sabor de lima é azedo, cítrico e ligeiramente amargo; eles têm gosto de cheiro de folhas de limão esmagadas. Corte uma lima ao meio e esprema, retirando todas as contas minúsculas. Coloque uma colherada em cima de caviar de salmão em um bagel (ou blini), espalhe lima em rolos de sushi, espalhe-os em filés de peixe recém-cozidos, misture-os na maionese, equilibre-os em tortas de limão doce ou merengue crocante e sacuda-os para bebidas .

Você pode cultivar limão em casa?

Sim! Sua herança significa que as limas-dedo são plantas caseiras muito boas, exigindo menos sol direto do que as seis horas ou mais que muitas árvores cítricas exigem. Embora as árvores em pleno sol produzam mais frutos, você pode facilmente cultivar uma lima em vasos no parapeito de uma janela ou terraço ou ao sol. Como as árvores cultivadas comercialmente são frequentemente enxertadas em porta-enxertos de anões, elas são adequadas para vasos; até mesmo uma árvore pequena fará uma safra de limão quando estiver madura o suficiente. Esses cítricos de baixa manutenção também são relativamente resistentes a doenças - apenas mais um motivo para cultivar o seu próprio. As limas-dedo são sensíveis ao frio, então as árvores ao ar livre devem entrar assim que as temperaturas noturnas caírem regularmente abaixo de 45 a 50 graus Fahrenheit. E se você estiver plantando ao ar livre e no solo, as limas espinhosas são uma sebe de segurança excelente e comestível.

como se livrar de cãibras nos dedos

As flores de lima-pintada ocorrem em ondas ao longo do ano, e os pequenos frutos que se seguem levarão cerca de sete meses para atingir a maturidade. Quando estão perfeitamente maduros, simplesmente caem. Para aquele efeito espetacular de derramamento, em que cortar a lima limpa o caviar de lima assustadoramente da casca por conta própria (como se estivesse vivo!), As limas precisam ser recém colhidas. Mas eles ficam bem na geladeira por até seis semanas. Se você não pode esperar para cultivar o seu próprio, você pode encomendar limas maduras de dedo de Good Land Organics e outros produtores da Califórnia na temporada, geralmente no final do verão e no outono no inverno.