Como se livrar do cheiro novo do sofá

Mindy Pennybacker, autora de Faça uma coisa verde, responde às suas questões de vida verde.

DeVida InteiraAnúncio de 09 de dezembro de 2019 Salve  Mais Ver comentários sala de estar com sofá cinza e cacto lápis sala de estar com sofá cinza e cacto lápisCrédito: Sean Litchfield

P: Que cheiro estranho é esse no meu novo sofá e como faço para me livrar dele?

—Alice Marshall, Tuscon, Ariz.

PARA: É sábio se preocupar: esse cheiro engraçado pode não ser motivo de riso!

Os produtos químicos em alguns sofás podem realmente causar tonturas e desmaios e têm sido associados a danos ao sistema nervoso em crianças em desenvolvimento. Esses vapores malcheirosos vêm de compostos orgânicos voláteis (VOCs), que evaporam rapidamente, ou 'gases de escape', poluindo o ar interno. E eles estão em seu pico de saída quando os produtos são novos.

VOCs comuns incluem:

Tratamentos de tecido: Repelentes de água, traça e manchas, muitas vezes liberam formaldeído de gás, que é um irritante respiratório (tem um cheiro acre que lembra aqueles sapos embalsamados que você dissecou na aula de biologia) e um provável cancerígeno humano, de acordo com o Agência de Proteção Ambiental dos EUA .

A produção de tratamentos de tecido do tipo Scotchgard também libera produtos químicos perfluorados (PFCs) no meio ambiente; Foi demonstrado que os PFCs afetam adversamente o desenvolvimento em animais e foram encontrados em recém-nascidos, crianças e adultos humanos em testes de sangue e urina de uma população representativa pelos Centros de Controle de Doenças dos EUA.

como se livrar da acne esteróide

Relacionado: Como se livrar de qualquer coisa

Vinil: Se o seu sofá for feito de couro falso e cheirar a cortina de chuveiro nova, provavelmente contém cloreto de polivinila (PVC), amaciado com produtos químicos plastificantes tóxicos conhecidos como ftalatos. Os ftalatos foram recentemente associados (embora em estudos de pequena escala) a deformidades reprodutivas em bebês do sexo masculino e obesidade e meninas púberes.

Retardantes químicos de fogo: Embora retardadores de fogo tóxicos, conhecidos como éteres difenílicos pentabromados , ou PBDEs, não são conhecidos por cheirar, você pode, no entanto, estar inalando esses VOCs do sofá. Embora a EPA tenha intermediado uma eliminação gradual de alguns PBDEs, outros ainda estão em uso.

Mas não há razão para entrar em pânico e evitar seu novo sofá! Em vez disso, reduza suas exposições enquanto gradualmente se livra do cheiro, usando estas dicas simples.

1. Se as capas das almofadas do sofá forem removíveis, lave-as de acordo com as instruções do fabricante e seque-as ao ar livre ou perto de uma janela aberta. Se você não conseguir remover as tampas, limpe o sofá suavemente com um pano umedecido com água e bicarbonato de sódio, que irá absorver muitos dos odores.

como consertar um ponto caído

2. Ventile o sofá: Abra as janelas ou ligue um ventilador para dispersar os vapores, pelo tempo que levar para o cheiro desaparecer. E mantenha a sala fria, uma vez que o calor faz com que os VOCs liberem mais facilmente o gás.

Para obter mais informações sobre ftalatos, visite o Blog do Greener Penny . Para saber mais sobre PFCs e retardadores de fogo PBDE, baixe este PDF do Departamento de Saúde de Ohio e visite o Site do Grupo de Trabalho Ambiental .

Esta história apareceu originalmente em Whole Living.

Comentários (1)

Adicionar comentário Anônimo 2 de janeiro de 2020 Qualquer sugestão sobre quais marcas de sofá têm baixo teor de VOCs. Propaganda