Como iluminar uma sala com tetos baixos

Uma atmosfera luminosa e arejada é possível, mesmo que a altura do teto seja de 2,5 metros.

DeBrie Dyas20 de maio de 2019 Anúncio Salve  Mais sala de estar com iluminação em camadas sala de estar com iluminação em camadasCrédito: Marius Chira

Quando você passa muito tempo navegando no Instagram ou no Pinterest, é fácil pensar que todo mundo está morando em uma casa com grandes janelas que inundam o espaço com luz natural. A realidade é o oposto: De acordo com o Código Nacional de Construção , as alturas de teto padrão medem 2,5 metros de altura. Embora haja uma tendência de construir casas com tetos mais altos, é muito mais fácil trabalhar com o que você tem do que se mudar para uma nova casa.

'Conseguir um espaço bem iluminado em uma sala com tetos baixos pode, à primeira vista, parecer assustador', diz o designer de interiores John McClain de John McClain Design. 'No entanto, um sentimento claro e aberto é 100% alcançável, mesmo em espaços difíceis.' Seu primeiro movimento é pintar (ou repintar) o teto com um tom nítido de branco. “Eu uso uma tinta branca lisa para tetos de altura típicos, mas de vez em quando, o plano de design funciona para me permitir pintar o teto com um brilho diferente para tetos de altura mais baixos”, diz ele. Optar por tons de branco com alto brilho cria uma superfície reflexiva que permite que a luz reflita ao redor da sala para uma atmosfera mais brilhante. Embora o efeito seja dramático, é melhor para tetos com uma superfície uniforme - quanto mais alto o brilho, mais imperfeições se destacam. Se o seu está em boa forma, sem muitos caroços e saliências, McClain recomenda um brilho acetinado.

Quando estiver pronto para escolher suas luminárias, siga estas recomendações de designer feitas especificamente para tetos baixos.

RELACIONADOS: ESTAS CINCO REGRAS DE DECORAÇÃO O AJUDARÃO A REFINAR QUALQUER SALA

Considere iluminação embutida

A iluminação embutida em lata cria um ambiente mais claro que pode imitar a luz do dia - e não vai ocupar nenhum espaço no alto da mesma forma que uma única luminária faria. Ao contrário das luzes de lata desajeitadas dos anos 80 e 90 que, sem querer, se tornaram pontos focais, é possível criar uma aparência uniforme que não será perceptível. “Queremos ver os efeitos das luzes, não o tamanho delas”, diz McClain. Ele opta por kits de acabamento de iluminação embutida branca de até 4 pés de diâmetro com um amplo vão de feixe. Em seguida, ele os espaça a cada quatro pés em um padrão de grade.

A saída da iluminação embutida em lata faz uma grande diferença. “A saída de cor da iluminação pode dar a sensação de iluminação natural quando ela pode não estar presente”, diz McClain. Ele recomenda procurar luzes com uma saída de 3000-4000k para temperatura de cor.

escritório vermelho com luz embutida escritório vermelho com luz embutidaCrédito: Cortesia da Urban Electric Co.

Experimente um Flushmount

Uma luminária suspensa que define a sala pode funcionar em uma sala de teto baixo, contanto que não seja um pendente ou lustre. 'Flushmounts são uma grande fonte de luz ambiente, adicionando à iluminação geral da sala por iluminar até mesmo o mais escuro dos espaços,' diz Michael Amato, diretor criativo da The Urban Electric Co .

Assim como as luzes, as montagens flush frequentemente evocam imagens mentais de luminárias desatualizadas com cúpulas de vidro fosco colocadas aleatoriamente em uma sala. Para um visual mais moderno, opte por luminárias com tonalidades facetadas. Este estilo não é apenas o oposto de uma montagem embutida de nível construtor, os painéis maiores de vidro são mais eficazes para lançar luz ao redor de uma sala, como a montagem embutida Yves neste escritório projetada por Gerald Pomeroy . 'Com o design desta montagem embutida em particular, [nós] nos concentramos em difundir e manipular a saída de luz para eliminar um pouco do estigma da fonte de luz suspensa', diz Amato.

Faça uma abordagem em camadas

Uma sala bem iluminada não se concentra em apenas um elemento de iluminação. Em vez disso, os designers criam uma atmosfera mais convidativa iluminando uma sala em diferentes alturas com várias fontes, eliminando cantos escuros sem aumentar a potência das lâmpadas. A iluminação ambiente posicionada ligeiramente acima do nível dos olhos de quem está de pé e ao nível dos olhos de quem está sentado pode ser particularmente boa para criar esse efeito. Você pode ir de duas maneiras: arandelas ou mesa. Designer Breegan Jane é fã do primeiro. 'Scones são uma ótima maneira de adicionar luz que não tira o espaço do teto, bem como elevar o design de um espaço', diz ela.

Designer Alexander Doherty (que projetou a sala de cima) está firmemente no campo do abajur. “Prefiro ter 50 abajures de mesa a usar iluminação suspensa, especialmente em salas com tetos baixos”, diz ele. 'Experimente variar as alturas de suas lâmpadas para dar interesse visual à sala.'

Ajuste suas lâmpadas de assoalho

Os candeeiros de pé são perfeitos para arrendatários e proprietários que pretendem adicionar luz superior sem quaisquer projectos de instalação. McClain leva essa forma de iluminação um passo adiante, tendo cada função como 'iluminação ascendente'. “Para fazer isso, basta adicionar suas lâmpadas de piso favoritas e certificar-se de que o feixe de luz se estende para cima”, diz ele. 'A direção do feixe de luz imediatamente atrairá seu olhar para cima e se refletirá no teto para dar-lhe uma aparência elevada.'