Como remover marcas de queimadura do fundo de sua chaleira

Não deixe que marcas de queimadura desagradáveis ​​o impeçam de exibir seu lindo vaso.

DeLauren Wellbank27 de outubro de 2020 Anúncio Salve  Mais chaleira vermelha chaleira vermelhaCrédito: Getty / Yulia Reznikov

Você já notou marcas de queimadura castanhas feias subindo pela parte de baixo da sua chaleira? Você não está sozinho - e existem alguns motivos pelos quais isso acontece. Substâncias específicas, como qualquer coisa que contenha açúcar, podem aderir ao interior da chaleira, mesmo após a limpeza; quando a água borbulha, não apenas bagunça o fogão - ela gruda na parte de baixo da panela. Adicione a chama e pronto: marcas de queimadura. Outras vezes, a exposição a temperaturas que aumentam rapidamente (você aumenta o aquecimento muito rápido!) Ou gorduras ou óleos queimados (eles podem respingar na chaleira se você deixá-los fora durante o cozimento) causam manchas persistentes. Felizmente, sua panela não está arruinada; você pode se livrar da maioria das marcas de queimadura facilmente com as ferramentas corretas. Veja como.

Relacionado: Como limpar uma panela com alimentos assados

Por que potes, frigideiras e chaleiras queimam

Queimaduras e marcas de queimadura no fundo de qualquer peça de panela são geralmente causadas por óleo, graxa ou outras gorduras que queimaram e aderiram à panela, observa Jenna Arkin, Vice-Presidente de Inovação da ECO . “A maioria dos utensílios de cozinha é feita para resistir ao calor e à queima, mas quando o óleo é adicionado, ele pode queimar e manchar as superfícies”, explica ela. Os íons metálicos do acúmulo de água dura também podem ser os culpados. “Se sua casa tem água dura, isso significa que há mais metais duros, como cálcio e magnésio, na água”, acrescenta ela. 'Uma vez que a água ferve, esses metais podem permanecer na superfície da panela e causar manchas.' Isso é especialmente verdadeiro para o exterior de panelas, frigideiras e chaleiras, quando a água borbulha ou é deixada na superfície antes de ser aquecida.

Removendo Marcas

Para limpar potes, panelas e chaleiras queimados, chamuscados ou manchados, James Conner, o Vide Presidente de Operações em Molly Maid , para De boa vizinhança empresa, diz que você vai precisar de algumas luvas, vinagre, detergente para lava-louças, sabão em pó, uma toalha ou pano, uma escova ou esponja grossa e bicarbonato de sódio. 'Segurança em primeiro lugar - coloque luvas de borracha para manter as mãos protegidas de graxa e óleo', diz ele. A seguir, você vai molhar o prato em água quente com algumas gotas de detergente - e quanto mais quente a água, melhor ('Apenas tome cuidado para não deixar a água tão quente a ponto de você se queimar', diz ele). Deixe a chaleira de molho por cerca de 20 minutos a duas horas, dependendo do grau de queimadura. Depois de ensopar a panela, polvilhe com bicarbonato de sódio e, usando uma esponja úmida levemente abrasiva ou pincele com algumas gotas de sabão em pó, começar a esfregar .

Pontos teimosos

Se os resíduos permanecerem, você pode repetir essas etapas até que saia - ou tente cobrir a área da superfície com bicarbonato de sódio e despejar vinagre sobre ela. Conner diz que você precisará esperar enquanto essa reação química anti-manchas ocorre e, em seguida, limpe a mistura com uma esponja com sabão para revelar a superfície livre de manchas abaixo.

Prevenção

A melhor maneira de evitar manchas? Controle o calor do seu fogão, explica Arkin. Não deixe que os líquidos queimem enquanto cozinha - e certifique-se de limpar rapidamente respingos e sujeira que sua chaleira possa entrar em contato quando estiver no fogão. Melhor ainda? Remova totalmente a chaleira da área quando for fritar ou refogar, para reduzir a quantidade de substâncias que causam manchas.