Guia de produtos sazonais: quais frutas e vegetais você deve comprar em dezembro?

Compre peras e romãs e dê amor aos subestimados nabos e rutabagas.

DeFrances KimAnúncio atualizado em 23 de novembro de 2020 Salve  Mais romã romãCrédito: Johnny Miller

Apesar de adorarmos consumir muitos biscoitos de açúcar e biscoitos de gengibre durante o mês de dezembro, há muitas frutas e vegetais espetaculares para estocar também. Abrace vegetais de raiz saudáveis ​​como nabos e rutabagas (eles são deliciosos sozinhos ou combinados), romãs ácidas, peras doces para assar e escarolas folhosas e repolho durante todo o mês. Adiante, saiba tudo sobre os produtos que você deve comprar em dezembro.

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Romãs

Embora estejam entre as frutas cultivadas mais antigas, as romãs ainda parecem exóticas: orbes avermelhadas em forma de enfeites festivos que se abrem para revelar sementes parecidas com joias. Carregados com antioxidantes, fibras e potássio, eles também são um dos nossos superalimentos favoritos. As romãs estão nos mercados apenas até janeiro, então certifique-se de abocanhar enquanto pode - elas são perfeitas para dourar o seu cardápio natalino. Cozinheiros que valorizam as frutas & apos; sabor picante e cor brilhante podem incorporar sementes ou suco (fresco ou engarrafado) em pratos de todas as listras - faça seu próprio melaço de romã, jogue uma salada, cubra com batata-doce assada, prepare uma cobertura para frango assado ou até mesmo prepare uma xícara de chá .

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Peras

A fruta perfeita para o clima frio, as peras estão disponíveis durante todo o inverno; entre as milhares de variedades, os supermercados geralmente oferecem apenas um punhado, incluindo Bartletts, Bosc e Anjou. Eles podem ser escalfados, caramelizados, assados ​​ou assados ​​em uma torta e complementam comidas saborosas como queijos, nozes e carnes, especialmente frango e porco. Escolha pêras firmes e ligeiramente verdes para cozinhar; Anjou e Bosc mantêm sua forma particularmente bem. As peras asiáticas também são deliciosas comidas na hora, em uma salada ou sobremesa simples. Eles podem se parecer com maçãs, com seu formato de globo e textura crocante, mas essas variedades asiáticas são verdadeiras peras - não um híbrido maçã-pêra, como muitos acreditam. Embora tenham o mesmo valor nutricional básico que suas contrapartes ocidentais, as peras asiáticas amadurecem na árvore, então certifique-se de apreciá-las logo depois de comprá-las.



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Nabos

Este vegetal de raiz crocante se assemelha a uma versão grande de seu primo, o rabanete, e tem um sabor apimentado semelhante. Os nabos vêm em uma variedade de formas e tamanhos e, seja qual for a variedade que você escolher, eles são uma excelente fonte de vitamina C que aumenta a imunidade, perfeita para evitar resfriados de inverno. Freqüentemente, os nabos são cozidos, mas também são ótimos crus: fatie em palitos de fósforo ou desfie-os e adicione às saladas ou salada para triturar. Experimente nabos assados ​​ou cozidos no vapor, temperados com manteiga ou azeite e ervas para um acompanhamento simples, amassados ​​como batatas ou purê em sopas cremosas. Cozinhe nabos em cubos em guisados ​​de inverno ou pratos refogados. E não se esqueça dos topos - eles também são comestíveis!

rutabaga037-md110800.jpg rutabaga037-md110800.jpgCrédito: David Malosh

Rutabagas

É hora do nosso PSA no rutabaga! A humilde raiz vegetal, um cruzamento entre um nabo e um repolho selvagem, é extremamente subestimada. Ele atinge o equilíbrio ideal entre apimentado e doce de nozes e é um excelente acompanhamento para qualquer carne assada ou refogada - seu sabor acentuado corta a riqueza lindamente. Experimente-o amassado, ralado, puré, assado, amanteigado, transformado em batata frita, assado em gratinado ou transformado em sopa.

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Escarola

Um membro da família da chicória, a escarola pode parecer uma cabeça de alface romana, mas é muito mais saborosa, com folhas mais grossas e um coração amarelo claro. Na verdade, é um tipo de escarola, o que explica seu sabor agridoce e levemente apimentado. Ele fica leve, mais doce e surpreendentemente amanteigado quando cozido. Rica em vitamina A e ácido fólico, a escarola também é uma boa fonte de fibra. Mas o que torna o verde um trunfo na cozinha é sua versatilidade - a escarola é forte o suficiente para refogar ou assar até ficar tenra, mas igualmente saborosa, servida escaldada ou crua e crocante em uma salada. Também se presta bem a salteados, massas, sopas, ensopados - as opções são ilimitadas.



repolho repolhoCrédito: Brett Stevens

Repolho

Os repolhos são os heróis anônimos entre os vegetais de clima frio. Eles estão amplamente disponíveis, deliciosos, preparados de todas as formas e ricos em fibras, vitamina C e potássio. Não apenas o sabor suave e limpo do repolho se mistura bem com outros ingredientes, mas a textura também é super versátil - é crocante quando cru e aveludado quando cozido. Aproveite o repolho neste inverno e pegue algumas cabeças para assar, rechear, refogar, assar em batatas fritas, jogar em uma salada de repolho ou salada. E não tenha medo de ir além das suas couves verdes e vermelhas do dia a dia e experimentar Napa, Savoy e muito mais.

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