Armazenando peixes: o que você precisa saber

Como embrulhar, por quanto tempo armazenar e outras informações essenciais.

DeMark UsewiczPropaganda Salve  Mais filetes de peixe filetes de peixeCrédito: Johnny Miller

Uma das perguntas que mais me fazem em nosso mercado de peixes é 'Como devo armazenar meu peixe?' A resposta mais simples é mantê-lo na geladeira até que esteja pronto para cozinhá-lo mais tarde naquele dia. A maioria de nós, entretanto, não tem o luxo de fazer compras diárias. Quando você precisar fazer compras, aqui estão algumas dicas para manter seus frutos do mar em excelente forma em casa.

PARA ARMAZENAR PEIXES À NOITE OU POR VÁRIOS DIAS:

A primeira coisa que você vai querer fazer é remover a embalagem. Papel de açougueiro ou papel fino pode aderir aos peixes e se tornar difícil de remover. Eu recomendo armazenar peixes em filé em um saco plástico lacrável. Retire o máximo de ar possível do saco antes de selar. Pegue uma peneira grande e coloque um pouco de gelo no fundo. O gelo em flocos é ideal aqui, se você o tiver em mãos. Coloque o peixe na peneira e cubra com mais gelo. Coloque a peneira em uma tigela para coletar o derretimento do gelo. Guarde a engenhoca inteira na geladeira, drenando e recongelando o peixe uma vez por dia até que esteja pronto para cozinhá-lo.

Se o seu freezer não tiver uma opção de gelo em flocos, você pode armazenar seus peixes em uma pasta de cubos de gelo e água. Mergulhe o saco selado de peixes nos cubos de gelo e água e guarde na geladeira. Escorra um pouco da água e adicione mais gelo uma vez por dia até estar pronto para cozinhar o peixe. Essas duas técnicas também podem ser usadas para armazenar peixes inteiros. Não aconselho armazenar peixes diretamente no / no gelo ou em água gelada sem a proteção de um saco plástico.

Pronto para cozinhar peixes? Confira nossas receitas de peixe para ter ideias LinguadoCrédito: Hans Gissinger

POR QUANTO TEMPO PODEM SER ARMAZENADOS OS DIFERENTES TIPOS DE PEIXES?

quanto tempo dura o peixe fresco

Nem todos os peixes são criados iguais no que diz respeito ao tempo de armazenamento. Usando os métodos de armazenamento acima e presumindo que o peixe que você está comprando seja muito fresco, essas são boas regras básicas para diferentes tipos:

Peixes magros de carne branca (robalo, pargo, pescada, juliana, arinca, tamboril, solha, etc.), peixes pelágicos (atum, espadarte, etc.) e membros da família dos salmonídeos (truta, char e salmão) devem mantenha-se bem por 3 a 5 dias. Peixes oleosos (cavala, anchova, sardinha, mahi mahi) são consumidos melhor 3 dias após a compra. O skate é o único peixe que recomendo que você cozinhe no dia em que o comprar. Patins, tubarões e raias têm altas concentrações de uréia em seus corpos que se convertem em amônia com o tempo. Eventualmente, isso fará com que um odor e sabor desagradáveis ​​se desenvolvam nesses peixes. Melhor evitar essa possibilidade completamente.

O PEIXE COMPRADO FRESCO PODE SER CONGELADO?

Geralmente tento evitar congelar peixes, mas é melhor congelá-los do que desperdiçá-los. Se você precisar congelar, existem algumas coisas que você pode fazer para otimizar o processo:

Ao congelar, seu objetivo é garantir que o processo de congelamento aconteça o mais rápido possível. Se acontecer de você ter um congelador explosivo em casa, use-o! Dado que a maioria de nós não, você pode acelerar o processo em um freezer doméstico normal. Forre uma assadeira que caiba no freezer com filme plástico. Organize seus filés de peixe individuais em uma única camada sobre o envoltório, certificando-se de que eles não se tocam. Cubra o peixe da bandeja com outro filme plástico e congele. Após cerca de 2 horas, os filés de peixe devem estar congelados o suficiente para ficarem firmes e fáceis de manusear. Uma vez feito isso, transfira o peixe para um saco de congelamento selável (espremendo o máximo de ar que puder antes de selar). Camarão e lula também congelam bem com essa técnica. Você deve consumir frutos do mar congelados dessa forma em 30 dias.

O peixe congelado em casa sempre se comportará de maneira um pouco diferente do que o peixe fresco. Ele pode se tornar um pouco mais forte no sabor e perder parte de seu conteúdo de água. Assim, você terá mais sucesso com métodos de cozimento úmido, como refogar ou escaldar, do que com métodos a seco, como assar ou grelhar.

Obtenha nossas dicas para comprar peixes camarão cruCrédito: Anna Williams

É COMPRAR PEIXE CONGELADO UMA BOA OPÇÃO?

O peixe congelado comercialmente é geralmente de qualidade muito alta e pode ser um excelente valor. Ele também tem uma vida útil muito mais longa do que o peixe congelado em casa. Ele será rotulado com uma data de validade. Procure por filés de peixe embalados a vácuo e congelados. Muitos frutos do mar congelados são tratados com polifosfatos para ajudar a reter água. Os polifosfatos não são geralmente considerados prejudiciais à saúde humana quando consumidos em pequenas quantidades. Eles podem, no entanto, afetar a qualidade dos frutos do mar congelados. Procure frutos do mar congelados não tratados, se houver.

Quando quiser usar peixes congelados, deve-se planejar com antecedência: a melhor forma de descongelar frutos do mar congelados é lentamente na geladeira. Isso levará de 12 a 18 horas (durante a noite), dependendo do tamanho do pedaço de peixe.

Consulte o Guia do nosso cozinheiro inteligente para camarão