O que é Sea Glass e onde encontrá-lo, de acordo com Beachcombers

Os vestígios suavemente gastos pelas ondas espalhados ao longo da praia podem ser o tesouro mais esquecido do oceano.

DeSarah Stebbins06 de julho de 2020 Cada produto que apresentamos foi selecionado de forma independente e revisado por nossa equipe editorial. Se você fizer uma compra usando os links incluídos, podemos ganhar comissão. Propaganda Salve  Mais

Há um estrondo suave e, em seguida, um leve tilintar quando as ondas empurram pequenas bugigangas - conchas, pedras e, às vezes, fragmentos cintilantes de vidro colorido - para a costa. Brilhando na areia como tantas esmeraldas, safiras, opalas e pedaços de ametista e água-marinha, os cacos polidos conhecidos como vidro do mar parecem ter sido esvaziados de um baú de tesouro ancorado no fundo do oceano.

como fazer um produto

Relacionado: Como você pode ajudar a limpar nossos oceanos

Como o vidro do mar é feito

Ao contrário das verdadeiras joias, que são criadas na natureza e refinadas pelos humanos, o vidro do mar é feito pelo homem e refinado pelo mundo natural. Até a década de 1960, era comum que departamentos de saneamento em cidades costeiras, para não falar do banhista médio, despejassem na água resíduos, incluindo vidros e louças quebradas. Esses objetos se quebrariam e se desgastariam por períodos de submersão e queda contínua em rochas e areia, eventualmente aparecendo em praias. (Em algumas regiões, os fragmentos são chamados de vidro de praia.) Por causa da maneira como o vidro se quebra, as formas triangulares ásperas são as mais comuns.

vidro marinho espalhado ao longo da areia da praia vidro marinho espalhado ao longo da areia da praiaCrédito: Ann Cutting / Getty Images

Richard LaMotte, autor de Pure Sea Glass ($ 28,49, amazon.com ) , diz que leva pelo menos 20 anos para um fragmento dentado ser transformado em um espécime suficientemente polido. Claro, muito vidro é muito mais antigo. Verde e marrom estão entre as cores mais prevalentes, devido à grande quantidade de garrafas fabricadas nessas tonalidades desde o século XIX. O vidro transparente, usado para garrafas a partir do início dos anos 1900, é igualmente difundido. Muito mais difíceis de encontrar são as peças azuis, rosa e roxas. Vermelho, amarelo, preto e cinza são ainda mais raros, e muitas pessoas consideram o laranja o Santo Graal do colecionador de vidro marinho. Independentemente da cor, as peças encontradas perto do oceano apresentam uma pátina fosca, devido à forte corrosão, enquanto os cacos que emergem de lagos e rios, que são menos abrasivos, costumam ser mais translúcidos.

como pendurar fotos em um grupo

Quando procurar vidro do mar

A melhor época para pentear o vidro do mar é depois de uma forte tempestade, que agita a água e envia ondas para bater na costa. Se você estiver indo para o oceano, parta na maré baixa, quando a maior extensão de praia está exposta. Você terá ainda mais sorte se sua busca coincidir com uma lua cheia ou uma lua nova, ambas exercendo uma poderosa atração gravitacional no mar, fazendo com que ele recue mais e se exponha mais.

Depois de levar seu cache para casa, há inúmeras maneiras de exibi-lo: empilhando formas pastel em vasos transparentes sobre uma lareira, embutindo pedaços em uma mesa de ladrilhos ou transformando as peças em joias. O vidro pode não ser tão caro quanto joias reais - meio quilo de cacos em cores familiares podem ser vendidos por menos de US $ 10 em leilões online - mas sua beleza silenciosa e a satisfação que vem com sua descoberta não o tornam menos precioso.

Onde Encontrar Sea Glass, de costa a costa

O vidro marinho é menos abundante hoje do que no passado por alguns motivos, incluindo a erosão da praia e o amplo uso de embalagens de plástico e alumínio. E, felizmente, mais pessoas estão reciclando vidro. Mas você ainda pode encontrar praias repletas de fragmentos. Aqui, Richard LaMotte revela seus cinco primeiros lugares. A primeira é Glass Beach em Fort Bragg, Califórnia, que é o local de um lixão público que funcionou de 1949 a 1967. No entanto, existem tesouros a serem encontrados aqui. Esta praia na parte norte da Califórnia tem quase tanto vidro marinho quanto areia. “As pessoas trazem baldes”, diz LaMotte. Depois, há Glass Beach em Port Allen, Havaí. Trechos dessa praia de areia preta, localizada no lado sul de Kauai, estão repletos de cacos; eles também estão embutidos nas falésias circundantes. Uma lixeira comum até o início do século 20, a área pode ser um sucesso ou um fracasso, diz ele. 'A areia movediça descobrirá enormes camadas de vidro um dia e as cobrirá no dia seguinte.'

Da próxima vez que você for às Bermudas, não deixe de fazer uma parada em Buildings Bay Saint em George's. A praia nesta pequena enseada próxima a Alexandra Battery, um forte da década de 1860, está repleta de vidros. 'Você pode se ajoelhar e pegar 50 peças de bom tamanho', diz LaMotte, que encontrou uma mistura de fragmentos dos séculos 19 e 20, incluindo alguns espécimes negros raros. Outro local que vale a pena visitar? Playa Media Luna em Isla Mujeres, México. A extremidade norte desta praia, localizada em uma ilha a 13 quilômetros da costa de Cancún, é pontilhada de vidro. LaMotte encontrou principalmente fragmentos do século XX aqui. Por último, mas não menos importante, está River Mouth em Rincón, Porto Rico. Cacos de vidro circundam uma piscina de maré de 50 metros neste local isolado, a 15 minutos a pé da Praia de Antonio, no lado norte da cidade.