Por que maçãs e mel são essenciais para o jantar de Rosh Hashanah

Remontando aos tempos antigos, esta combinação simbólica de alimentos tem um grande significado.

DeRandi Gollin17 de agosto de 2020 Cada produto que apresentamos foi selecionado de forma independente e revisado por nossa equipe editorial. Se você fizer uma compra usando os links incluídos, podemos ganhar comissão. Propaganda Salve  Mais variedade de maçãs em pano de linho com pote de mel, nozes e paus de canela variedade de maçãs em pano de linho com pote de mel, nozes e paus de canelaCrédito: Cortesia de REDA & CO / Getty

Na religião judaica, Rosh Hashanah e Yom Kippur são considerados os 'Grandes Dias Sagrados'. Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, é um feriado de dois dias ( yom tov ) começando no primeiro dia de Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico, durante setembro ou outubro. Ele também dá início a um período de introspecção de 10 dias, encerrado por Yom Kippur, o mais sombrio dos feriados, chamado de Dia da Expiação. Rosh Hashanah, no entanto, é uma ocasião alegre, e famílias em todo o mundo celebram o ano novo com um jantar elaborado ou seder. Mas, primeiro, muitos alimentos Rosh Hashanah com significado simbólico, conhecidos como simanim , aparecem, todos dispostos sobre a mesa, e são apresentados, um a um. No centro das atenções: maçãs e mel.

Relacionado: Tudo o que você precisa saber sobre o mel

Simbólico e Doce

'Na primeira noite de Rosh Hashanah, depois de comer chalá mergulhado em mel, é costume comer vários alimentos que simbolizam nosso desejo por um ano doce, começando com uma fatia de maçã mergulhada no mel', diz Chanie Apfelbaum, autora do livro inovador Kosher milenar: receitas reinventadas para o paladar moderno é ($ 32,96, amazon.com ) e o fundador do blog de comida kosher Ocupado no Brooklyn . (Challah, aliás, é um pão doce com ovo, geralmente comido no sábado judaico (shabbat) e para Rosh Hashaná é assado em uma forma redonda, denotando a natureza cíclica da vida e bênçãos sem fim).

A maçã também representa Gan Eden (o Jardim do Éden) que tinha a fragrância de um pomar de maçã. Tal como acontece com cada um simanim , antes de comer as maçãs e o mel, os celebrantes recitam a bênção apropriada. Nesse caso, eles agradecem pelo fruto da árvore e desejam um ano bom e doce, explica Apfelbaum.

Um emparelhamento perfeito

Quando se trata de escolher maçãs para a ocasião, não existem regras reais. 'Qualquer maçã funciona!' diz Apfelbaum, que transforma a tradição em uma espécie de voo de degustação ao receber seus jantares. “Na verdade, coloquei uma variedade de maçãs e uma variedade de mel para meus convidados experimentarem”, diz ela.

E a simanim também aparecem em alguns de seus outros pratos festivos de feriado, reforçando o simbolismo, incluindo um frango za atar assado com mel com frutas secas e um assado refogado com maçãs Lady. Ambos são formas deliciosas de dar as boas-vindas ao Ano Novo Judaico.